Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Revelação da vida real

A vida sempre me surpreende. 
Tenho, há mais de 13 anos, calopsitas. Pássaro australiano dócil e muito lindo. 
Pois bem. Há 13 anos atrás ganhei uma ave amarelinha e mansa... com pena do bichinho ali sozinho comprei um macho de cor chumbo, e , toda feliz, dei a minha primeira Lelinha  um namorado.
Contrariando todas as minhas espectativas nunca namoraram. Tornaram se amigos até Lelinha (a fêmea) morrer de morte natural... morreu velhinha - creio eu - de ataque cardíaco. Ganhei Lelinha já adulta e não sei precisar com quantos anos morreu.
Passou algum tempo e Titinho, o macho, ali sozinho me incomodava... ele cantava um lamento parecendo um pedido.
Comprei outra ave, amarela também, e como já havia desistido de formar um par. e, sabendo que Titinho só servia mesmo para amigo, escolhi um macho, porque dizem por aí que o macho chega a falar.
Nem falou, nem macho era. Com um ano e pouco de idade encontrei um ovo no viveiro. E assim passaram os dias... eu encontrando ovos e os dois amigos de coração... nada de namoro. 
Feliz com minhas aves e tomada de um amor enorme para com esses bichinhos amáveis arrumei mais um macho. Eu queria um que falasse! 
Todas as aves que comprei eram ainda bebes. Criei com papinhas e amansei-as.... e novamente - Pirulito - minha segunda tentativa de encontrar um macho, botou! 
No viveiro três aves. Titinho, o rei. Lelinha, a primeira tentativa amarela. Pirulito, a fêmea mais brincalhona que já vi. 
Pirulito, mesmo sendo fêmea, ficou com esse nome mesmo. A cor dela chama a atenção numa mistura perfeita de chumbo com amarelo. Lelinha, nome em homenagem a minha primeira calopsita é  amarela e meiga. Titinho, de cor chumbo, bravo e nunca domesticado, mas carinhoso com suas amigas aves.
A quarta tentativa é amarela quase branca. Por experiência a chamo de Bebe. Ainda não sei se macho ou fêmea, mas é de um amarelo quase branco. É espuleta e divertida.
A grande surpresa da vida é que Titinho enfim se apaixonou por Pirulito e desse casal já tenho um filhote de cara escura na cor chumbo.
Todos no mesmo viveiro formam uma grande família e dividem os afazeres. Todos chocam e alimentam o filhote, menos o quase branco, que ainda é criança e não entende dessas coisas de ajudar.
Mas a vida não me surpreendeu aí. É normal que se formem casais e estes tenham suas crias... a grande surpresa. A revelação final é que descobri que ovo pia! 
Acreditem. Eu ouvi.

Fotos de Lelinha - a segunda tentativa. Prometo uma foto da família toda.:)
                                                um mês
                                                       dois meses
                                   Mocinha! :)

Beijokas a todos

Galatéia Glom


Nenhum comentário:

Postar um comentário